Bem vindo(a),
o que procura?

Perguntas frequentes

Além do valor do imóvel previamente acordado, é de responsabilidade do comprador arcar com outros custos para a compra de um imóvel. Como por exemplo:

  • ITBI – Que pode variar de 2% a 5% sobre o valor total do imóvel que é pago ao município.
  • Registro de compra no cartório – O valor pode variar de acordo com o estado (inclua o valor aqui de acordo com a sua região de atuação)
  • Escritura pública do imóvel – Em média, a escritura pública do imóvel custa 0,6% do valor total do imóvel.
  • Mas, se você estiver comprando seu primeiro imóvel de no máximo 500 mil reais você tem um desconto de 50% nos valores de registro do imóvel e escritura.

Se você for comprar um imóvel como Pessoa Física, já deve deixar separado os seguintes documentos:

  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Comprovante de Residência (xerox)
  • Comprovante de estado civil (cópia)
  • Carteira de trabalho (cópia)
  • Extrato do FGTS (em caso de utilizá-lo para a compra do imóvel)
  • Se casado, apresentar os mesmos documentos do cônjuge
  • Se for separado, apresentar a cópia da certidão de casamento com averbação
  • No caso de ser empresário apresentar declaração de imposto de renda

Paga a comissão do corretor de imóveis o proprietário do imóvel. Que por sua vez, contratou os serviços de corretagem para encontrar um comprador.

Há casos em que, de comum acordo (entre proprietário e comprador) a comissão do corretor é dividida entre as partes. Mas, não é comum.

Anteriormente era considerado que a compra de um imóvel na planta (em obras) era mais vantajoso para o cliente do que comprá-lo quando estivesse pronto. Mas, essa visão já mudou muito.

E agora é mais uma questão de preferência e prazos do que realmente de vantagens.

Quando se compra um imóvel que ainda está em obras você pode fazer algumas mudanças na planta o que é bom. Mas, em contrapartida, vai acordar uma taxa adicional de custos de obras.

Enquanto, um imóvel pronto e novo, você terá que fazer obra em algo que já está pronto, caso queira modificar alguma coisa. Mas, ele já está entregue, pronto para você morar e sem nenhum encargo adicional. Ainda que o valor esteja um pouco maior do que quando estava em obras. Depende da sua necessidade.

O contrato de compra e venda de imóveis é feito assim que há um acordo entre ambas as partes para realizar a transação de compra de um imóvel.

Esse contrato então, pode ser efetivado através de um instrumento particular ou por instrumento público que nesse caso é lavrado em um cartório de notas.

Quanto à escritura definitiva é o documento pelo qual se transmite a propriedade legal do imóvel. Exceto em casos de compras feitas à vista a escritura definitiva só é entregue após a quitação do imóvel. Seja por meio de financiamento bancário ou qualquer outra forma de compra.

Sim, é possível fazer a venda de um imóvel financiado. Há nesse caso porém uma burocracia um pouco maior se o novo comprador for optar por financiar o imóvel também. Mas, é possível.

Basta conversar com seu corretor de imóveis de confiança e solicitar uma análise do mercado imobiliário daquela região. Você pode também solicitar o valor de venda dos imóveis daquele local nos últimos 4 ou 5 meses, por exemplo. Pela experiência que temos em corretagem de imóveis, conseguimos te orientar sobre o valor justo de um imóvel independente do local e do tipo de imóvel. Conte com a gente.

Se o aluguel que você paga hoje ocupa até 30% da sua renda familiar, vale a pena pensar na compra de um imóvel. Isso porque, muitas vezes você vai encontrar formas de pagamento de condições que vão te permitir ter uma parcela igual ou menor que a do seu aluguel atualmente e que por sua vez, vão te proporcionar uma casa própria.

Só não vale a pena sair do aluguel quem realmente ainda não tem condições de financiar um imóvel ou comprá-lo à vista. Ou que o valor do aluguel é muito baixo em comparação a parcela de um financiamento. Fora isso, imóvel nunca vai deixar de ser um ótimo investimento.

Os recursos do FGTS podem ser utilizados para a compra de imóveis até 500 mil reais e que sejam residenciais urbanos.

Para utilizar o FGTS na compra de um imóvel será preciso comprovar que você trabalhou pelo menos 3 anos com a carteira assinada sob o regime do FGTS.

Se você for proprietário de algum imóvel (construído ou em construção) no município onde deseja realizar uma compra ou na região metropolitana da cidade também não poderá utilizar o FGTS para isso.”

O contrato de compra e venda de um imóvel é o documento onde vão constar todos os acertos, valores, dados do comprador e vendedor além dos dados do imóvel, forma de pagamento, valores de entrada e etc. Ou seja, é o documento que dita as obrigações e direitos entre ambas as partes em uma negociação de compra e venda de imóvel.

Então, antes de assinar um contrato, preste atenção em alguns itens importantes:

  • Somente assine um contrato na presença do seu corretor de imóveis devidamente regulamento no CRECI
  • Se houver alguma dúvida em qualquer cláusula do contrato, não assine e peça orientação ao seu corretor de imóveis ou a um advogado.
  • Os dados pessoais do vendedor, bem como o endereço do imóvel, metragem quadrada, área útil, número do registro, preço, prazos e formas de pagamentos, taxa de juros e etc, devem constar no contrato. Se não estiverem lá, não assine e peça que o mesmo seja incluído.
  • Exija que você tenha uma cópia do contrato devidamente assinado por ambas as partes e duas testemunhas.

Precisa de ajuda? Conte com a nossa experiência!

Somos especialistas em corretagem de imóveis e focados em propriedades de maior valor agregado.